(14) 99745-9026

Combustível: Fique atento à qualidade!

Proteja seu veículo: Identifique os sinais e evite os danos causados por combustível adulterado!

Você sabia que um combustível de má qualidade pode prejudicar o seu veículo? Por isso, preparamos este artigo para você saber como identificar os sinais de um combustível adulterado.

Seja etanol, gasolina ou óleo diesel, é preciso prestar atenção na qualidade do combustível, pois pode acarretar diversos problemas ao veículo devido ao sistema de combustão.

A gasolina adulterada apresenta solventes e outros químicos que dificultam a queima correta, gerando o acúmulo de sujeira nos cilindros do motor.

Sinais de que seu veículo foi abastecido com combustível de má qualidade:

  • Aumento do consumo de combustível;
  • Entupimento das bombas de combustível;
  • Óleo lubrificante contaminado;
  • Baixa potência do motor;
  • Falha da injeção. 

Dicas para evitar a qualidade duvidosa

É muito importante estar atento ao sentir odores estranhos, como solventes e querosene, no posto de combustível ou escapamento de outros veículos.

Mas, a maior dica é prestar atenção ao valor muito abaixo do mercado, o que pode ser suspeito.

Para tirar todas as dúvidas antes de abastecer, você pode solicitar no posto o “teste da proveta”. Por lei, todos os postos de combustível devem conter o kit para o frentista habilitado fazê-lo, gratuitamente, na hora e na frente do cliente, quando solicitado. Esse teste segue a regulamentação da Agência Nacional do Petróleo (ANP) e indica a quantidade de anidro na gasolina, que deve ser de 27% para as gasolinas comum e aditivada e de 25% para as gasolinas premium.

Para saber mais sobre os cuidados com seu veículo, acompanhe a Shopping Car e conte com a nossa equipe